29 de janeiro de 2015

Dicas para estudar melhor




E aí galera!!! Tudo bom com vocês? Como as aulas estão voltando, pensei em dar algumas dicas para que os seus estudos rendam mais. Eu passei dois anos estudando bastante para fazer alguns concursos de escola pública de ensino médio. No primeiro ano de estudo eu não passei, já no último ano(2014), eu estudei ainda mais e passei. O fato é: Talvez meu tempo de estudo rendesse mais em 2013 se eu tivesse utilizado dos mesmos métodos que utilizei em 2014. Foram coisas simples, que eu aprendi por mim mesma e que fizeram muita diferença na hora de aprender alguma matéria ou fazer alguns exercícios. Então, bora lá:
1-Seu cantinho de estudos
Pode não parecer, mas faz muita diferença no seu desempenho. Na minha opinião, estudar em um lugar aconchegante, no qual você tenha prazer de estar, faz você ter mais vontade de aprender e se dedicar aos estudos. Quando você está naquele ambiente, que está desorganizado, com um monte de roupa em cima da cadeira, e os cadernos, lápis, canetas, (etc) todos espalhados pela mesa, papeis amassados caindo pra fora da lixeira, entre outras coisas, vai ser muito mais difícil você se sentir motivada(o). Então, organize seu cantinho, tire a bagunça, não deixe a sua lixeira ficar "trasbordando papel", enfim, deixe esse espaço de estudos o mais aconchegante e prazeroso possível.
2-Sem distrações
Não tenha na sua escrivaninha um notebook ligado, com o facebook aberto. "Ah, mas eu não vou mexer no facebook não, é só pra ficar de fundo de tela"(kkk). Nada disso. Querendo ou "não querendo", você vai acabar mexendo no PC e se desvirtuando. É claro, existem aqueles que estudam pelo computador, através de sites... É muito comum hoje em dia. Se você usa a internet para estudar, vai uma dica: ao envés de usar o seu computador( que, venhamos e convenhamos, é muito simples você dar uma escapadinha dos estudos), utilize seu celular. Conecte ele no wi-fi ou use o 3G, mas, é claro, exclua todos os aplicativos que possam prejudicar sua concentração(não tem problema, depois você baixa de novo, mas agora seu foco deve ser o estudo). Também há a opção mais moderna: atualmente, existem vários aplicativos que te ajudam a estudar melhor, neles você pode: criar um planejamento de estudos; bloquear o seu celular durante o tempo que você vai estudar; definir as horas de estudo para cada matéria, desse modo, você pode organizar o seu horário de modo a se dedicar mais às matérias que você mais tem dificuldade; etc.
3-Nunca leve dúvidas da escola pra casa
Muitas vezes, principalmente pessoa tímidas, que têm dificuldade de falar em público, acabam deixando de tirar dúvidar com o professor por causa da vergonha. Sem problemas, anote, durante a explicação, as dúvidas que você teve, desse modo, ao fim da aula, você pode perguntar em particular ao seu professor(a) e entender bem a matéria. Muitas vezes acontece também, de acabar tendo alguma dúvida em casa, e até a aula daquela matéria, você acaba esquecendo qual era a pergunta, então anote sempre. Use post-it e cole-o na primeira folha em branco que tiver no seu caderno da tal matéria, dessa forma, quando você for abrí-lo para copiar, se lembrará do que tinha que fazer. 
4- Nada de estudar na cama
Gente, é óbvio que se você estudar deitado na cama, vai acabar dormindo, afinal, estudar já é algo que nos deixa cansado(principalmente quando é aquela matéria que você odeia-no meu caso: geografia), e você ainda vai querer ficar num lugar confortável? Nada disso! Não dá.A menos, é claro, que você seja um mutante dos X-Men(kkkkk). Sente-se em sua cadeira(se você não tiver um cantinho de estudo, utilize a mesa de jantar mesmo, o importante é estar sentado, e não deitado),mas não vale ser uma cadeira super acolchoada nem uma poltrona hein!
5-Encontrar SEU jeito de estudar
Cada um estuda do jeito que acha melhor. Alguns se saem melhor estudar ouvindo música( o que não funciona nadinha pra mim); outros só dão uma lida na matéria e está de bom tamanho( outra coisa que não funciona comigo); já outros se sentem mais seguros e confiantes se fizerem um resumo da matéria em questão(esse sim dá certo), porém, além dessas, existem várias outras maneiras de estudar: invente musiquinhas com a matéria; tente relacionar a  matéria a algo que você goste, como por exemplo: se você curte assistir filme, e sua prova de história vai abordar o período da colonização americana, assista um filme sobre isso; use a sua criatividade para descobrir como é o seu tipo de estudo, pois nem todos aprendem da mesma forma. 
Espero que tenham gostado. Beijão ;)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Manuella Castelan - 2012. Todos os direitos reservados.
Criado por: NOME DO Manuella Castelan.
Tecnologia do Blogger.